sexta-feira, 16 de março de 2018

Mobile learning na Biblioteca da EB de Tondela


No âmbito do PAA da Biblioteca Escolar e do Plano de Ação estratégica do AETCF, continuam a ser dinamizadas, na BE, sessões de ensino e aprendizagem ligadas ao currículo, na disciplina de Inglês, com recurso a dispositivos móveis, nomeadamente Tablets e Smartphones.
Odesenvolvimento da atividade “Conhecimento à mão.com TMD” (tecnologias móveis digitais), integrada no PAA da Biblioteca Escolar, permite o uso  de recursos didáticos e  aplicações, recorrendo a tablets/smartphones e ao quadro interativo disponíveis na biblioteca. Estes novos cenários educativos leva-nos a tentar compreender os desafios e as oportunidades da integração de dispositivos móveis, como o tablet e telemóvel, no processo de ensino e aprendizagem.
Nesta conformidade, os professores das turmas do 6º ano de Inglês, em articulação com a Biblioteca, promoveram a aplicação da medida do PAE - #(RE)AGIR – Renovar práticas em contexto de aprendizagem adequando-as à realidade dos alunos e à oferta formativa em causa, de modo a promover a equidade educativa.
Com a evolução das tecnologias móveis, um novo paradigma educacional tem emergido, denominado por mobile learning, que é definido como a aquisição de qualquer conhecimento ou competência usando tecnologias móveis, em qualquer lugar e momento, resultando numa alteração no comportamento. Estas tecnologias podem suprimir as limitações da aprendizagem confinada à sala de aula, oferecendo acesso e utilização de aplicações e  materiais de ensino e de aprendizagem em qualquer local e tempo.




Neste contexto, e à semelhança das outras turmas do 6º Ano, também os alunos das turmas B, E e G participaram e utilizaram o Kahoot, no âmbito da disciplina de Inglês, de modo a promover a aprendizagem através do “jogo”, usando os recursos e o espaço da biblioteca. 
Foi visível o entusiasmo, a admiração e a motivação dos alunos para as tarefas, quando o professor usou o seu telemóvel e o quadro interativo para dinamizar a atividade, bem como a sua satisfação em usar os tablets e os seus próprios telemóveis em contexto educativo. 
Ao longo  do 3º período, serão dinamizadas sessões com todas as turmas do 5ºAno.

Sem comentários:

Enviar um comentário