sexta-feira, 11 de março de 2016

Encontros com o escritor João Manuel Ribeiro

João Manuel Ribeiro esteve hoje na Festa do Livro e da Leitura e, entre outros, dinamizou dois encontros, na Biblioteca Municipal, com alunos do Agrupamento.

Poeta, escritor, editor e investigador, nasceu em Oliveira de Azeméis, em 1968. Para crianças, publicou mais de três de dezenas de títulos, repartidos entre a narrativa, a poesia, sendo considerado como «um dos mais promissores autores de poesia para a infância». Tem acompanhando o processo de escrita com um trabalho de dinamização da literatura em Escolas Básicas do 1.º CEB, em colégios e em Bibliotecas Municipais, quer através de oficinas de escrita criativa, quer através de encontros onde diz poesia. 
Dinamizou alguns projetos de escrita colaborativa com alunos. Estudou Teologia, Supervisão Pedagógica e Formação de Formadores, Ciências da Educação e Literatura Infantil e Juvenil, em várias universidades.
"O mistério do Sótão", A Casa do João", "O Senhor Péssimo é o Máximo", "365 Adivinhas sem espinhas", "Patati Patatá", "Animalices", "Meu Avô, Rei de Coisa Pouca" ou "Amo-te. poemas para gritar ao coração", são alguns dos títulos já conhecidos dos nossos leitores.



No primeiro encontro de hoje participaram as turmas 4ºA, 4ºB, 5ºB e 6ºD da EB de Tondela. A interação do escritor com os alunos foi constante, enquanto fez a apresentação de alguns dos seus livros, onde a poesia, o ritmo e a música sobressaíram, divertindo bastante os alunos.

Já num segundo momento, da parte da tarde, foi a vez das turmas do 3º e 4º Anos de Adiça, Outeiros e Tonda e do 4ºC, 5ºG e 6ºC da EB de Tondela conversarem com o autor.
A animação aconteceu de novo nesta sessão, onde os alunos não se cansaram de colocar questões ao autor, às quais ele foi respondendo de uma forma divertida.



Neste encontro participaram, também, os alunos da turma 11ºCPTAR, da Escola Secundária de Molelos que, sob a orientação da professora Catarina Nadais, traziam uma surpresa na mochila. No final, a representante da turma apresentou uma singela homenagem ao autor, realçando a sua obra através de um texto intitulado "Recontar Contos". O mesmo texto foi oferecido a todos os presentes.


O autor agradeceu e certamente que este trabalho servirá de desafio para que os alunos das outras turmas possam vir a "brincar" com a palavras e a escrever histórias divertidas!

Então...mãos à obra, meninos! 
Sigam o exemplo: 

« Patati e Patatá eram filhos dos fundadores da mais conceituada empresa de turismo, “Viagens às Viagens”. Os Gémeos moravam numa casa antiga e tinham como vizinhos o Velho mago e a Velha bruxa e carrancuda.


Passavam os dias a tentar decifrar O Mistério do Sótão, que acreditavam que os iria levar para um mundo misterioso e cheio de aventuras. Nesse mundo existia a Casa dos Feitiços habitada pela Rainha da Misericórdia e O Senhor Péssimo, mas que era o máximo. Nessa casa enigmática, habitavam também Reis e Reinetes, Damas e Valetes, Raras Aves Raras, entre outros.

Nesta Casa Grande, todos podiam brincar à Soletra a Letra, à Algazarra de Versos, Sopa de letras, ao Alfabeto de adivinhas, aos Poemas para brincalhar e às Adivinhas sem espinhas, seguindo as Regras do mel e da flor.

Naquele mundo encantado os Gémeos fizeram vários amigos: O Anjo Acocorado, A Menina das Rosas, O Senhor Ato, O Camaleão, O Rapaz da Bicicleta de Vento, O Rapaz sem orelhas de burro, a Estrela e Príncipe da Paz.

Neste mundo, como em todos os outros, o amor predomina! Os Gémeos descobriram que o Anjo Acocorado tinha uma paixão secreta pela Menina das Rosas. Decidiram então ajudá-lo e escreveram um poema intitulado: “Amo-te. poema para gritar ao coração” para a Menina das Rosas. Deste gesto surgiram outros Amores Quase Perfeitos e Outras Arritmias, em especial às 16 horas na Trajectória Inconsútil do Desejo.

No mundo cheio de encantos, o amor predomina e é por isso que lá voltam sempre Patati e Patatá, filhos dos fundadores da mais conceituada empresa de turismo, “Viagens às Viagens”. »

Inspirados pela obra de João Manuel Ribeiro,
Alunos do Curso Profissional de Técnico de Turismo Ambiental e Rural
Escola Secundária de Molelos
11 de março de 2016 


Sem comentários:

Enviar um comentário